segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Indo às compras: Importação Legal

Infelizmente o MTB não é tão popular no Brasil como em outros países. Isto torna menos interessante comercializar equipamentos e acessórios específicos para o MTB em nosso país. Mesmo as peças de bicicleta são restritas às marcas mais famosas.

Um meio de superar as restrições de nosso mercado é a importação direta pelo consumidor, e não é tão difícil quanto muitos imaginam. Basta um cartão de crédito internacional, uma boa lista de lojas que fazem envio internacional e as informações certas. O tempo gasto em todo o processo (algo em torno de 2 semanas) nunca competirá com as lojas nacionais mas vale a pena esperar um pouco mais por aquilo que você sempre quis mas nunca encontrou em lojas brasileiras. O preço sofre muita influência do frete e nem sempre é competitivo mas, na maioria das vezes, mesmo com o imposto de importação de 60%, vale a pena.

Um fato que deve ser levado em consideração é a questão da garantia. Se houver qualquer problema com o produto comprado você terá que enviá-lo para a loja onde comprou e o frete adicional pode onerar muito o produto. Muitas vezes a tentação é grande em importar produtos que existem no mercado nacional mas que são mais caros aqui, mas ninguém leva em conta o custo adicional que terá se o produto apresentar qualquer problema. O Código de Defesa do Consumidor não vale para produtos importados pelo próprio consumidor, por isso prefira importar apenas o que você não encontra aqui no Brasil, fazendo valer o risco.

O serviço "Importa Fácil" dos correios é o mais indicado, pela simplicidade.

O "Importa Fácil - Importação de encomendas até US$500,00" não tem nenhuma taxa de desembaraço e não necessita nenhum cadastro prévio, sendo o mais indicado para o consumidor comum. Os passos da importação são, de forma simplificada: você faz a compra no exterior; a encomenda chegará na agência dos correios mais próxima de seu endereço; você receberá o "Aviso de Chegada dos Correios" junto com a NTS (Nota de Tributação Simplificada); você irá até a agência dos correios indicada na NTS para efetuar o pagamento (60% do valor do produto, referente ao imposto de importação) da mesma e retirar a encomenda. A encomenda deve ser enviada através do serviço postal oficial do país de origem, em modalidade postal que a encomenda chegue diretamente nos Correios do Brasil. Você encontra todas as informações necessárias no site dos Correios (link no início do parágrafo).

Para encontrar lojas internacionais, procure visitar sites ou comprar revistas de outros países. Eu tenho uma lista de lojas internacionais mas, por enquanto, só comprei na "High on Bikes".

Caso você conheça alguma outra loja internacional, contribua enviando um comentário com o nome e link para a loja.

27 comentários:

  1. ja comprei na http://www.chainreactioncycles.com/ e recomendo

    ResponderExcluir
  2. Estou de olho em vários itens da CRC. Acho que minha próxima compra será lá. Obrigado pela informação, Dejair.

    ResponderExcluir
  3. Já comprei na Evans Cycles, porém eles dão preferencia pelo envio pela UPS, o que fez com que eu fosse taxada em 120%. Aconselho a compra com o envio somente pelos correios, por transportadora chega muito mais rápido (2 dias), porém a taxação dobrada pode fazer com que a compra não valha a pena.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela informação Fabiana.

    ResponderExcluir
  5. Senti-me na obrigação de acrescentar um comentário feito em outro site sobre o meu texto, pois a discussão é válida!

    Comentário de Pedro Cury, "Acho esse tipo de matéria altamente prejudicial para o mercado brasileiro. Ninguém se mobiliza para fazer lista de lojas brasileiras que fazem um bom trabalho, muitos não reclamam dos seus direitos e quase ninguém acha que a culpa é do governo e sim dos lojistas e importadores.
    Quanto mais as pessoas comprarem fora, menos vamos ter a estrutura que precisamos dentro do Brasil… bye bye lojas, importadores, revistas e todos que fazem o MTB se movimentar… Até o governo perceber e sobretaxar material de bike… aí nem bikes vamos ter. Prefiro todo mundo andando de bike media em campeonatos e bike parks que um monte de bike XTR na garagem ou no asfalto."

    Minha resposta, "Olá!
    O texto acima foi escrito por mim. Adoro críticas pois aprendo muito com elas. Acho o seu comentário muito válido, pois é preciso discutir mais sobre o tema. Não fui detalhista no meu texto pois não era a minha intenção mostrar como se faz uma importação LEGAL (pagando imposto de importação) e sim mostrar que existe a possibilidade. Eu mesmo importo muito pouco, só quando não encontro aqui no Brasil algo que quero muito. Se há uma previsão de chegada do produto ao Brasil, não vejo problema nenhum em esperar o lançamento mas quando não há nenhum tipo de previsão, por que esperar? Desculpe-me mas não vejo como um pequeno número de importação possa afetar, de forma drástica, o mercado nacional. Se você ler o texto com calma vai perceber que eu não recomendo a importação de itens que podem ser encontrados no Brasil, por causa do problema da garantia. As pessoas, ou ciclistas, tem o direito de saber sobre as possibilidades LEGAIS de adquirir bens no exterior. Não é contrabando, está tudo dentro da lei. Sobre a observação do autor do BrasilMTB, para se ter cuidado, só posso reforçar a recomendação. Como disse, só queria que as pessoas tomassem conhecimento da possibilidade de importação direta pelo consumidor. Quem quiser fazê-lo, pode encontrar informações completas, de como proceder, no link dos Correios que coloquei no texto.
    Pedro, muito obrigado por iniciar tal discussão."

    ResponderExcluir
  6. No comentário do Pedro Cury, ele reclamou que ninguém se mobiliza para fazer uma lista de Lojas Brasileiras. Pois aqui está o link para os meus favoritos (http://share.xmarks.com/folder/bookmarks/4R3OAEry37). A maioria eu encontrei no GuiaMais (páginas amarelas). Por isso ninguém fez lista de lojas brasileiras, porque é fácil encontrá-las. Desta minha lista, só posso recomendar a Fuji Bike, de Campinas, pois as outras não conheço.

    ResponderExcluir
  7. qualquer coisa q vc importa aboixo de us50,00 nao é taxado. um pneu q aqui custa 100 reais chega na minha casa por 60. pastilhas de freio, sapatas, fita de guidao, meias........ tudo pela metade do preço importado legalmente

    ResponderExcluir
  8. Não é bem assim. Fiz uma pesquisa exaustiva sobre a questão de isenção. Apenas encomendas não expressas, de pessoa física para pessoa física, abaixo de US$50 são isentas do II (Imposto de Importação). Quando você compra algo em uma loja no exterior, esta encomenda é enviada por uma Pessoa Jurídica (loja) e por isso não se classifica para isenção do II. Cuidado, se o vendedor não incluir uma invoice, com o valor correto da mercadoria, para o pagamento dos 60% de imposto, a Receita Federal pode reter a mercadoria e só liberar após pagamento de multa de 100% sobre o valor real da mercadoria já com o II.

    ResponderExcluir
  9. como q eu vou prestigiar um mercado que me cobra o dobro pelo produto? vamos pensar se eu importo uma pastilha de freio xtr por exatos US43,00 como pode no brasil uma loja, que por comprar em grande quantidade paga menos que os 43, pode me cobrar 100 dolares? devo andar de caloi cruiser pelo mesmo preço de specialized para suportar o mercado nacional? to fora.

    ResponderExcluir
  10. Caro Anônimo, os comentários são moderados, para evitar SPAN. Apenas após minha aprovação eles são exibidos no blog, por isso pode demorar um pouco.

    ResponderExcluir
  11. ebay.com, talvez com a concorrencia os preços aqui se tornem competitivos.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Caro Anônimo, para vender itens importados aqui no Brasil é preciso pagar uma série de impostos (Imposto de Importação, IPI, ICMS, etc). Além disso ele tem que arcar com alguns custos da garantia e outras despesas para garantir o cumprimento do CDC (Código de Defesa do Consumidor). Se você já teve a oportunidade de ler o CDC, verá que o vendedor/importador tem que garantir uma série de coisas e o custo disso tudo é repassado para o consumidor. Não há como fazer milagre. O ideal seria atrair as fábricas para o Brasil mas os Direitos do Trabalhador tornam a mão de obra muito cara, fazendo com que a importação continue vantajosa. O Imposto de Importação existe para tentar equilibrar os custos da importação com os custos da mão de obra nacional, tentando desta forma atrair fábricas para o Brasil e assim aumentar a oferta de emprego. Infelizmente só isso não é suficiente, precisamos de mais incentivos por parte do Governo para as fábricas se instalarem aqui no Brasil. Esta discussão pode ir muito longe, por isso prefiro parar por aqui.

    ResponderExcluir
  14. este assunto é interessante. entao vamos la. quais seriam os custos de aluguel, funcionário, impostos de importaçao (99% de nossos queridos produtos veem da asia), legislaçao em defesa do consumidor de uma loja de bike situada em Helsinke, Finlandia (vale notar q na finlandia vc pode devolver o produto após uma semana), e uma loja em Vitoria-Es. Será que la o salario do balconista os impostos e etc sao inferiores ao nosso? NAO SAO. Ainda assim os produtos la sáo vendidos mais baratos q aqui. Aonde está o nó? Nao sei. Também acredito q os lojista do brasil nao sao milionários exploradores dos pobres cicilistas. um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Você colocou uma boa questão, e uma pulga atrás da minha orelha. Agora fiquei curioso para saber como é a política de preços e impostos em outros países.

    ResponderExcluir
  16. Já fiz várias compras em sites de fora e com valores abaixo de $50,00. Não há taxas para estes valores. Não paguei nada além do preço dos produtos.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  17. Michel me ajuda aeh, qual o roteiro para comprar uma filmadora CONTOURHD? Pesquisei em alguns sites americanos mas em alguns eles dizem que não podem vender este tipo de produto. Gostaria de saber qual o site que posso comprar e qual a forma para não pagar imposto ou multa desnecessariamente.

    ResponderExcluir
  18. Paulo, só conheço uma forma de você comprar a ContourHD sem pagar imposto de importação, que é indo pessoalmente para os EUA. Desta forma você tem direito a trazer até US$500 em mercadorias, sem pagar imposto de importação. De outra forma não é possível. Pagando imposto, é mais fácil encontrar uma loja que faça o envio para o Brasil procurando na Inglaterra. Nos EUA é muito difícil encontrar uma loja que faça o envio para o Brasil. Sds!

    ResponderExcluir
  19. Já comprei na CRC e foi show de bola, os caras são muito atenciosos, mandam as informações do seu pedido, confirmam tudo antes de enviar, respondem os e-mails sem demora. Muito bom e dá um ar de transparência e confiança na transação. Recomendo!
    Mas já comprei tb na Jensonusa.com, e vou falar viu, o gente enrolada! Simplesmente não respondem os e-mails, mandei uns 5 ou 6 pois não tinha retorno do pedido tinha feito, e os caras nada, fiquei umas duas semanas sem notícias, até que resolvi ligar pra eles e gastar meu dinheiro com a ligação e meu inglês (q não é lá essas coisas...) e só assim consegui as informações q queria, demorou, deu muito trabalho, mas chegou. Tem bons preços, mas não recomendo pela falta de atenção com o cliente.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pelas informações, Gabriel.

    ResponderExcluir
  21. E, para compras acima de U$500,00?

    ResponderExcluir
  22. Para compras acima de US$500 você precisa fazer um cadastro da importação no site dos Correios. Veja o procedimento aqui: http://www.correios.com.br/impfacil/passo_pessoa.cfm

    Eu preciso fazer uma revisão no texto pois desde a sua publicação algumas coisas mudaram. Também quero fazer um artigo mais completo. O blog está um pouco abandonado mas pretendo retomá-lo em breve.

    Obrigado pela visita.
    Michel.

    ResponderExcluir
  23. Eu queria uma bike completa! É barata (u$129,00)
    Será que tem problema por causa do tamanho? Eu queria tentar importar pelo correio, no amazon.com eu já vi que não envia... Se puder me ajudar agradeço!
    Vlw

    ResponderExcluir

Você tem alguma sugestão, crítica ou observação a fazer? Este espaço é reservado à você, fique à vontade!