quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Resende - Visconde de Mauá

Percurso predominantemente de terra, totalizando 97km de distância e 2.274m de subida acumulada.

Desde que comecei a pedalar sonhava em ir de Resende à Visconde de Mauá, indo por Pedra Selada (antiga Vargem Grande) e voltando por Penedo, mas me faltava coragem. No último ano eu tenho testado meus limites e aos poucos fui ganhando confiança, até perceber que havia uma chance de conseguir cumprir o percurso desejado. Quando encontrei um maluco à minha altura, em todos os sentidos, decidi que era hora de tentar, mesmo ainda tendo dúvidas se conseguiríamos ou não. Então fiz o convite ao meu primo, e ele aceitou. Ainda estamos tentando descobrir quem é o mais maluco, aquele que propôs o percurso ou quem aceitou.

Bem, nosso objetivo primário era chegar em Visconde de Mauá, já que o retorno seria mais fácil, e foi pensando assim que chegamos lá e voltamos vivos.

Saímos de Resende às 6h tendo Pedra Selada, a vila, como nosso primeiro destino. Até lá a estrada é asfaltada, mão dupla, com pouco tráfego. Não fazia tanto calor e o dia estava um pouco nublado. Até Pedra Selada não há grandes subidas.

Chegando em Pedra Selada, aproveitamos um bar aberto para comer uma coxinha, tomar um Guaraviton e comprar umas bananas. Seguimos nosso caminho.

A partir daí a subida seria constante por um bom tempo e a estrada é de terra. Surgiu um pouco de neblina, fizemos uma pequena pausa para meu primo consertar um pneu furado.

Terminando a subida o sol já aparecia com bastante força. Ainda bem que passamos protetor solar. Paramos em quase todos os bares do caminho para comprar água e algum salgado.

Boa parte do percurso foi seguindo o Rio Preto, que é divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Neste momento revivi algumas lembranças de infância, de quando me banhava neste rio e pescava com meu pai.

Chegamos em Visconde de Mauá e fomos procurar a igreja. Como toda cidade ou vila tem uma igreja (teoria do meu primo), combinamos com minha esposa de nos encontrarmos lá. Não havia ninguém perto da igreja, então fomos procurar um telefone público para ligar para ela. O primeiro telefone não estava funcionando, e quando saíamos à procura de outro, minha esposa chegou.

Almoçamos juntos, largamos as mochilas no carro dela e partirmos para Resende apenas com os lanches no bolso da camisa.

Na saída de Visconde de Mauá pegamos uma boa subida de terra, com bastante tráfego. Provavelmente todos os turistas resolveram ir embora no mesmo momento, fugindo da chuva forte que estava por vir. Até o fim da subida comemos muito pó, levantado pelos carros. Um pouco antes do final da subida já começamos a sentir alguns pingos da chuva. Enfiei o GPS no saco estanque e começamos o downhill. Chegou a nossa hora de deixar os carros comendo poeira. Eu perdi a conta de quantos carros ultrapassamos. O downhill estava muito bom, compensando as várias subidas que enfrentamos para chegar até ali. Não dava para largar muito do freio por causa das inúmeras curvas e cascalhos na estrada. Uma parte da decida estava asfaltada mas com muitos pontos de obras. A estrada era mão dupla e com muito tráfego. Daí em diante o percurso foi bem tranquilo, com exceção do grande tráfego de carros, e conseguimos desenvolver uma boa velocidade média. No fim a chuva não nos alcançou ;-)

Chegamos em Resende praticamente inteiros. Meu primo com um pouco de dor no joelho esquerdo e eu com um pouco de dor no pescoço. Fazia tempo que não me divertia tanto e ganhei coragem para tentar algo ainda mais difícil, mas claro, não antes de me preparar um pouco mais.

Não posso deixar de agradecer à minha esposa, que me ajudou na viagem de São Paulo para Resende e no suporte em Visc. de Mauá, e também à meu primo, por ter sido uma ótima companhia.

Alguns números deste desafio (pelo wikiloc):
Distância percorrida: 97km (estimo uns 70% de terra)
Subida acumulada: 2.274m
Duração: 10h05m

Para ver o percurso e a altimetria, clique aqui ou aqui.

Um comentário:

  1. Olá Michel. Ótimo passeio que vc fez com seu primo maluco!rsrs. Esta região é muito bonita e também muito montanhosa. Que bom que vc realizou seu sonho de pedalar em Resende/Visc. de Mauá!
    Visite www.clubeadventure.com.br

    ResponderExcluir

Você tem alguma sugestão, crítica ou observação a fazer? Este espaço é reservado à você, fique à vontade!