quarta-feira, 25 de maio de 2011

Riacho Grande - Rio Grande da Serra - Paranapiacaba

Em agosto do ano passado eu fiz um percurso entre Riacho Grande e Paranapiacaba e que foi um pouco difícil por causa do estado da estrada. Alguns pontos tinha muita lama, sendo difícil passar mesmo desmontado da bicicleta. Também não gostei muito por pegar um bom trecho de asfalto.

No intuito de encontrar um caminho melhor eu usei minha ferramenta preferida, o Google Earth (a criação do Google Earth foi um marco na minha vida de "BTTista"). Encontrei um percurso alternativo e resolvi testá-lo no domingo passado.

Saí do posto Ipiranga de Riacho Grande e fui pela Rodovia Caminho do Mar. Pedalei um pouco mais de 1 km e entrei na Estrada Velha Ribeirão Pires, à esquerda. O caminho é confuso pois tem muitas bifurcações. Se não fosse o GPS eu teria me perdido (prometo fazer uma planilha para quem não tem GPS). Mais uns 4 km de "pedal" e cruzei a Rod. Índio Tibiriçá, continuando na Estr. Velha Ribeirão Pires.

Cheguei em Rio Grande da Serra, na rotatória da Rod. Dep. Antônio Adib Chammas, após pedalar uns 19 km. O caminho até aqui é de terra batida, sem muitas subidas, tornando-o bem fácil. Um pouco antes de chegar em Rio Grande da Serra tem um trecho de paralelepípedo e outro de asfalto mas é bem pouco.

De Rio Grande da Serra até o início da Estrada de Paranapiacaba, que leva à Parte Baixa, segui pela Rod. Dep. Antônio Adib Chammas. Eu não gosto de asfalto e já estou estudando alternativas por estradas da região. Se você também prefere pedalar em terra, aguarde atualizações.

Chegando em Paranapiacaba eu abasteci a caramanhola e fui fazer uma volta de 25 km. Um dos trechos é por uma estrada de serviço que está abandonada e acabou virando um singletrack com muita lama. O pessoal do Motocross adora aquela região, pelo menos é o que concluí observando as várias marcas deixadas na lama. Este trecho foi bem difícil e com muitos escorregões.



Não posso terminar o texto sem agradecer minha esposa, por ter acordado às 5:00 da madrugada para me levar em Riacho Grande e depois me buscar em Paranapiacaba. Muito obrigado!!!

Para mais detalhes do percurso, visitem os links à seguir: wikiloc e GPSies

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem alguma sugestão, crítica ou observação a fazer? Este espaço é reservado à você, fique à vontade!