segunda-feira, 26 de julho de 2010

Adaptador ANT+ para iPhone e iPod Touch

Camisa de força

Quem tem um iPhone ou qualquer outro smartphone concordará comigo quando digo que a criatividade é o limite destes brinquedos de adulto. A cada momento eu encontro uma utilidade nova para meu iPhone, pois hoje eu descobri uma função que me deixou um pouco eufórico (só o suficiente para subir as paredes). Desculpem-me pela empolgação mas, como todo bom "geek", sou louco por produtos tecnológicos.

Convergência

Faz tempo que quero comprar um relógio digital que tenha as funções de monitor cardíaco, sensor de velocidade e cadência para bicicleta. Melhor ainda se tivesse temperatura ambiente mas aí já é pedir demais. Eu já tinha achado um da Oregon Scientific (SE833) e outro da Garmin (FR60). Pesquisando um pouco sobre o relógio da Garmin eu descobri que ele utiliza um protocolo chamado ANT+ para se comunicar com os sensores sem fio (velocidade, cadência e monitor cardíaco). A vantagem do ANT+ é ser utilizado por vários fabricantes (Bontrager, Garmin, Adidas, Timex, Tacx, ...), desta forma, por exemplo, você pode ter um relógio da Timex lendo um sensor de velocidade da garmin, um sensor de cadência da Bontrager, um podômetro da Adidas, um monitor cardíaco da Tacx, etc. Para quem quiser conhecer os vários fabricantes, seus produtos e a compatibilidade entre cada um, clique aqui.

(imagem retirada do site do fabricante)

ANT+ no iPhone ou iPod

Até então nada extraordinário. Foi quando eu estava olhando a lista de dispositivos e encontrei três adaptadores ANT+ para o iPhone (Digifit ConnectFisica Fitness e iBike Dash). Utilizando um adaptador ANT+ conectado ao seu iPhone e utilizando um software específico é possível receber e registrar as informações enviadas pelos sensores, tornando o iPhone um ciclocomputador com velocidade, cadência, frequência cardíaca, GPS, Altímetro, Potência, etc, e com uma memória enorme para registro dos dados.

O Digifit Connect é um pequeno adaptador conectado ao iPod Touch ou iPhone através do conector de 30 vias. Foi lançado em 23 de fevereiro de 2010 e custa U$79,99 (na Amazon, sem os sensores). Não encontrei os softwares na AppStore do Brasil. Provavelmente estão disponíveis apenas na AppStore dos EUA. São 5 softwares (iCardio, iRunner, iBiker, iSpinner, iPower), cada um custando U$29,99 (na AppStore norte-americana). Não consegui confirmar mas, na avaliação de um consumidor da Amazon, há a informação de que o custo do software é anual.

Digitif Connect (imagem retirada do site do fabricante)

Para quem pratica MTB este conector pode ser um problema pois impossibilita a instalação de uma capa para proteger o iPhone de chuva, lama e possíveis impactos, além de impossibilitar a instalação de baterias extras para uso de longa duração.

Veja algumas notícias (em inglês) sobre o Digifit Connect em: PRWeb 23-2-10, PRWeb 25-3-10, Mobiletor, SpinnerSportSpinBike).


O Fisica Fitness tem uma versão muito parecida com o Digifit Connect que se chama "Fisica Fitness Sensor Key" (também custa U$79,99) mas o que me chamou a atenção mesmo foi uma versão em forma de capa rígida, o "Fisica Fitness Sensor Case" (U$119). Esta versão possui um conector miniUSB para carregar o iPhone (também possibilita a conexão de uma bateria extra) ou para sincronizar. Além disso ele tem uma saída para fone de ouvido e suporte destacável para bicicleta. O melhor de tudo é que a capa adiciona uma proteção contra chuva.

(imagem retirada do site do fabricante)

O software é muito simples, apenas para demonstração do potencial do produto, e é grátis. A Wahoo Fitness decidiu se concentrar no hardware e ela incentiva outros a desenvolver softwares para os produtos Fisica Fitness, dando o suporte necessário. Prefiro desta forma pois assim há a possibilidade dos softwares de GPS, que utilizo atualmente (GPS MotionX, GPSies, Endomondo), incluírem as funções de frequência cardíaca, cadência, etc, utilizando-se do hardware do Fisica Fitness.

Ainda há pouca informação sobre o produto e ele ainda não foi lançado mas já está em pré-venda. Vejam uma avaliação do Fisica Fitness Sensor Key aqui (em inglês).

O iBike Dash é muito parecido com o Fisica Fitness Sensor Case mas não tem um conector miniUSB ou saída para fone de ouvido. O software é grátis mas não o encontrei na AppStore brasileira, apenas na norte americana. O lançamento do produto está prevista para o final de agosto mas já se encontra em pré-venda. O preço não é, nem um pouco, convidativo (U$299, com sensor de velocidade).

iBike Dash (imagem retirada do site do fabricante)

Em breve


Outros fabricantes estão trabalhando em produtos semelhantes como a Pedal Brain e a Enki Sports.


Conclusão

Eu sempre achei que fosse ficar careca mas nunca imaginei que seria pelas minhas próprias mãos. Estou aqui arrancando meus cabelos, tentando achar uma forma de por as mãos em um Fisica Fitness Sensor Case.

É claro que estou brincando! Este mercado ainda está em desenvolvimento e dos 3 produtos apresentados acima apenas um já está disponível no mercado. Ainda não há avaliações confiáveis disponíveis e a concorrência ainda está fraca. Não acho que valha a pena comprar um agora. Vou esperar até o Natal ;-)

10 comentários:

  1. Apareceu no mercado uma outra opção de ciclocomputador pelo iPhone, o LiveRider (http://www.newpotatotech.com/LiveRider/liverider.html). Este produto, diferentemente dos produtos listados no texto acima, não utiliza um protocolo padronizado de comunicação sem fio, ou seja, ele só se comunica com os sensores dele mesmo. A vantagem está no preço, bem mais acessível.

    ResponderExcluir
  2. Preparem-se, a Apple pretende entrar neste nicho de mercado. Veja detalhes aqui (http://www.ubergizmo.com/15/archives/2010/08/apple_files_for_an_interesting_smart_bike_patent.html).

    ResponderExcluir
  3. bom dia, Michel, gostaria de saber se vc tem conhecimento dos footpod? comprei um fr60 e achei seu blog excelente a respeito da compatibilidade. Vc indica algum? o da garmin custa R$ 300, muito caro, e dificil encontrar, estive vendo as outras marcas e não encontro nada no Brasil, gostaria de alguma dica, Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo, eu não tinha pesquisado sobre "Foot Pod" ou "Stride Sensor" pois meu interesse era na bicicleta. Fiz uma pesquisa rápida para você e não encontrei nada no Brasil (não procurei no mercado livre). Acho que o jeito vai ser importar. Na Wiggle (Inglaterra) tem o Garmin Foot Pod por +/- R$220 (já incluso imposto de importação). Veja neste link: http://www.wiggle.co.uk/p/home/37/Garmin_SDM4_Foot_Pod/5360042999/
    Nunca comprei nesta loja, então não posso te recomendar. Se for comprar, prefira o envio por Airmail da Royal Mail Service pois assim chega no Brasil pelo serviço Importa Fácil dos Correios. Se quiser importar, envie um email para mim para eu te passar mais informações.
    Vou tentar fazer uma pesquisa melhor mas por enquanto é só.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante o blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Desculpe-me Welber mas não pude publicar seu comentário, por conter dados pessoais.
    Se quiser fazer outro comentário sem seus dados pessoais, fique à vontade.
    Já anotei seu email. Quando passar por BH eu aviso.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Ola Michel, eu sei que tem uma cinta da ADIDAS que vem com conector para o IPHONE, estou procurando uma SOLUCAO para Medir batimento cardiaco para usar com o ENDOMONDO... Nao estou gritando apenas destacando em caixa alta.

    Chama-se Adidas MyHeart se nao me engano... Conhece alguma outra novidade

    ResponderExcluir
  8. Tem várias. Eu estava pesquisando uma da Garmin. Ela não vem com o sensor, que é vendido à parte. Preciso fazer uma atualização deste artigo. Muita coisa mudou.

    Sds.

    ResponderExcluir
  9. Uma atualização seria muito bem vinda!!

    ResponderExcluir
  10. Desculpem-me. Estou sem tempo para me dedicar ao blog. Vou dar uma pesquisada.

    ResponderExcluir

Você tem alguma sugestão, crítica ou observação a fazer? Este espaço é reservado à você, fique à vontade!