segunda-feira, 5 de julho de 2010

Levantamento do percurso para a cicloviagem

Sempre gostei muito de mapa. Tenho muitos mapas topográficos do IBGE. Compro um mapa local de toda cidade que visito (desde que exista). Quando lançaram o Google Earth eu quase enlouqueci. Passo horas no GE procurando estradas para minhas viagens. Foi assim que fiz o levantamento do percurso.

No Google Earth tem uma camada que se chama "wikiloc". Quando você habilita esta camada, é possível visualizar no GE alguns "tracklogs" de gps que os usuários colocam no site. Além do wikiloc eu pesquisava "tracklogs" em fóruns de gps também. Ainda não conhecia o Bikers Brasil e o GPSies, por isso não os usei na pesquisa do percurso. Os "tracklogs" ajudam mas a maioria do percurso foi traçada apenas com a análise das imagens do GE. A maioria desta região pela qual passei tem imagens de boa resolução, sendo possível distinguir entre uma rodovia (pista asfaltada) e uma estrada (pista de terra).

Agora, com o lançamento recente da versão 5.2 do GE, ficou melhor ainda pois dá para ver o perfil de elevação também. Muito bom para saber se o trajeto vai ter muita subida ou não.

Uma vez terminado o levantamento eu convertia o arquivo do GE (.kml) para o formato do meu GPS e fazia o upload nele.

Atribuo o sucesso da minha viagem à este processo de levantamento do trajeto e ao GPS, que me guiou muito bem. Se não fosse a porteira que encontrei em uma parte, teria sido perfeito. Querer enxergar porteiras no GE já é pedir demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem alguma sugestão, crítica ou observação a fazer? Este espaço é reservado à você, fique à vontade!